• José Alcântara Designer

Crise, Corte de Custos e as Oportunidades Para o Designer Freelancer

Em momentos de crise, as empresas precisam cortar custos e orçamentos, mas, identidades visuais, panfletos, anúncios e outdoores ainda precisam ser feitos.


Porém, uma agência tradicional pode não estar disposta a fazer o trabalho por um valor menor, certo? Então a resposta a empresários e empreendedores pode ser você designer.



O freela vale a pena!


Freelancer, ou freela, é um profissional liberal que presta serviços de modo autônomo para empresas ou pessoas.


O designer freelancer tem menos despesas do que uma agência, por que geralmente trabalha de casa, sem um escritório sofisticado ou uma grande equipe. Então contratar um bom freelancer pode desafogar e muito um orçamento, e não tenha medo você pode e deve mostrar isso ao seu cliente em potencial.


Vantagens do Trabalho Freelancer

  • O designer freelancer trabalha no próprio ritmo e pode priorizar certos projetos;

  • Flexibilidade e custo do local de trabalho (você trabalhar na sua própria casa, junto à praia num dia de sol ou num espaço de coworking);

  • Pode optar por trabalhos ou clientes;

  • Conhecimento multidisciplinar (adquire conhecimento e experiência em diversas áreas);

  • Tempo para Networking online.


Vantagens para a Empresa

  • Atendimento VIP - Um freelancer se preocupa profundamente com cada projeto e se comunica diretamente com o cliente. Isso oferece uma resposta mais rápida e flexível.

  • Sem obrigações fiscais - seguro social, subsídios de férias, vale alimentação ou transporte, etc;

  • Agilidade - As agências são grandes e lentas. O freelancer é pequeno e rápido.

  • É possível obter serviços especializados - de diferentes designer, cada um em sua especialidade;


Sempre digo aos meus clientes que entre um bom designer freelancer ou uma boa agência, teoricamente, a qualidade deve ser a mesma.


Para garantir o fit entre você e o projeto, estimule o cliente a conhecer o seu site ou portfólio e certificar-se da qualidade.


Invista no seu portfólio

Na internet você encontra inúmeros clientes buscando um trabalho de qualidade por um bom preço. Acredite eles estão por aí, não se esconda!


No mundo digital, o time que vence é o time do algoritmo

Seja no Instagram, Behance, Dribbble ou qualquer outro local faça postagens regulares do seus trabalhos. Pesquise sobre o algoritmo de cada rede e descubra a melhor forma de "chamar a atenção".


Não se preocupe tanto com a estética do seu feed

Você já deixou de postar um projeto no seu feed porque pensou que ele não combinava? Ou que precisaria de muito tempo para fazer ficar legal igual "aquela referência"?


Eu já me preocupei e muito com as cores, a sequência de fotos, a harmonia e etc e isso é com certeza um limitador. Não se preocupe com isso. Foque em ser constante.


Não é o feed perfeito que vai te gerar mais negócios. É o feed que o algoritmo gosta, com projetos que mostram o seu valor ao cliente.


Para saber mais sobre esse assunto, leia este post: Não sabote o seu portfólio!


Trabalho fictício também vale

Caso você ainda tenha poucos trabalhos para postar, procure desenvolver projetos fictícios ou buscar quem precisa de ajuda - uma ONG ou até mesmo trabalho voluntário.


O importante é mostrar a sua experiência e desenvolver a sua identidade como designer.


Não fique no prejuízo.

Não se engane, um contrato de prestação de serviços é essencial. Descreva todas as etapas do projeto, prazos e formas de pagamento.


Se necessário, explique ao seu cliente que o contrato é uma forma de proteção e garantia de entrega para ambas as partes.


A empresa precisa de nota fiscal? Muitos freelancers já estão prontos para emitir, fique ligado! Em muitos estados abrir um CNPJ como MEI é fácil e pode ser feito pela internet.


Para saber mais sobre esse assunto, leia este post: Como faço para emitir nota fiscal como designer freelancer?



👋 E aí? Gostou das dicas?


José Alcânttara Designer

José Alcânttara

Sou Designer e Gestor de Criatividade & Inovação. Compartilho conhecimento sobre Criatividade, Branding e Marketing com foco em Design.



Vamos bater um papo nas outras redes?

Me segue lá:

Instagram Designer
Behance Designer
Linkedin Designer
Medium Designer