PORTFÓLIO → BASHO

BASHO

SUSHI

CONTEXTO

Decidido a construir uma marca fictícia de um restaurante, busquei um tema que pudesse me desafiar: Um Restaurante Japonês. Então, com uma folha em branco e a intenção de construir algo de uma cultura que eu não conheço e de uma culinária que não sou adepto, iniciei este projeto.

 

BRIEFING

Criação de Naming e Identidade Visual para um Restaurante Japonês de Cozinha Contemporânea. Um tipo de cozinha que dá asas à imaginação ao combinar classicismo e novos conceitos para, então, surgir repaginada e agradar ao paladar de clientes cosmopolitas e que tem como diferencial o Atum Bluefin.

 

ESTRATÉGIA

Explorar uma identidade que mantivesse os códigos visuais tradicionais orientais. 

IMERSÃO

Edo e a origem do Sushi

Na fase de imersão me aprofundei inicialmente na origem do Sushi. Nesta pesquisa aprendi mais sobre o povo da antiga Edo (1) (a Tóquio de hoje), descrita como a maior cidade do mundo em sua época. Os japoneses, já naquela época com uma vida agitada, queriam comidas rápidas e que não tomassem muito do seu tempo. Então, em meados da década de 1820, o sushi foi criado.

 

Ukiyo-e e o Design Gráfico Japonês

Contemporâneo ao Sushi, surgem artistas do Ukiyo-e (2), uma técnica de xilogravura (3) e que acabou se tornando uma referência estilística e estética no Design Gráfico Japonês. Ukiyo-e é um estilo que valoriza a expressividade da linha, formas simples e expressivas, as cores chapadas, o uso de silhuetas, a abstração e códigos iconográficos.

 

Atum Bluefin

Após um mergulho em documentários e vídeos descobri toda uma cultura em torno do atum. A começar pelos leilões (4) que possuem uma forma própria de contagem (5) de 1 a 9 - com apenas uma mão - para realizar os lances. Este peixe pode chegar a 5m de comprimento e 680 kg. Em 2019 chegou a ser comprado por US$ 3,1 milhões.

CRIAÇÃO 

Naming

Para determinar o nome Basho (場所) considerando inicialmente se era fácil ou difícil de falar/escrever (em Japonês, Inglês e Português). Basho, além de ser um nome pequeno e fácil, é uma palavra japonesa que costuma ser usada para mostrar a localização exata. Neste caso explorei isso de forma a mostrar que Basho era o local exato para encontrar a melhor comida Japonesa. 

 

Tipo & Marca

Após a definição do nome, percebi que poderia utilizar a letra O como uma referência a cabeça e que o H poderia representar a espinha do peixe. Fiz muitos testes, alguns muito desanimadores e percebi que poderia utilizar alguns conceitos de grid e iniciei vários testes até encontrar a forma ideal. Nesse processo explorei MUITO os grids - acho até que exagerei - mas, foram eles que me trouxeram a harmonia ideal para a tipografia e até para a construção da silhueta. Nessa tipografia única que criei para a Basho, também pude explorar o conceito de Anzol de Pesca, presentes na letra B e S (mais claramente na letra S).

 

Cores

Principalmente em regiões perto da costa, os mares podem apresentar tonalidade verde. Essas colorações me inspiraram diretamente a escolher o verde como cor principal. A coloração verde tem origem na associação dos pigmentos amarelos - também presente na identidade - das algas e vegetais.

 

Xilogravura & Posters

Como forma de representar o Estilo Ukiyo-e e o Design Gráfico Oriental como um todo, desenvolvi posters e patterns, definindo um tom de comunicação moderno e refinado.

Marcas Relacionadas
José Alcânttara Designer de Marcas
José Alcânttara Designer de Marcas
  • Instagram Designer de Marcas
  • Behance Designer de Marcas
  • LinkeIn Designer de Marcas
  • Medium Designer

José Alcânttara é Designer e utiliza técnicas de Criatividade, Branding e Marketing para te entregar uma Marca com propósito.

Alcânttara Studio Criativo - ME • CNPJ 34.693.687/0001-00 • José Alcânttara © 2020 • Brasil • Todos os direitos reservados